Outra fibra natural, o algodão.

já falamos outras vezes, mas é sempre bom lembrar, os tecidos de fibras naturais são, seda , linho, lã e algodão.

Já tivemos oportunidade de conhecer o linho e a seda, e hoje vamos conversar um pouco sobre o algodão, já que nessa pequena coleção vamos ter peças de algodão com seda, uma delícia!

O algodão é colhido , à partir do fruto da planta .O caroço da fruta, eventualmente se rompe quando a planta atinge a maturidade e pode ser colhido o fruto branco e macio para transformar em fio e linha. o processo de criação dos fios são sempre muito parecido com os usados antes da revolução industrial , a diferença, são os maquinários modernos usados. Por muito tempo se fala , que a lavoura do algodão consome muita a água, não sendo uma lavoura , existem alguns processos mais economicos hoje.O Brasil é um grande produtor de algodão, mas sempre ouvimos falar sobre o algodão peruano e egipcio, porque?

Tanto o algodão peruano, “Pima Cotton”, ou o Egipcio, estão em regiões propicias ao clima que beneficia a lavoura, dando a fibra mais longa e forte, fio mais fino, que tem a maciez que conhecemos.

O algodão é colhido manualmente, justamente para não partir as fibras. Lembra da seda? Do cuidado de não partir os fios???então , parece que fios sem partir são importantes na fabricação dos tecidos, trazendo qualidade ao produto.

Ouvimos tanto falar em orgânicos, o que é o algodão orgânico??? O cultivo do algodão orgânico preserva a saúde do solo , utilizando sistema de rotação de lavouras, não precisando de fertilizantes sintèticos, o que explica menor quantidade de água, sem agrotóxicos e pesticidas, preservando também a saúde dos produtores, animais, e trazendo u, produto super anti alérgico. A produção é menor, custos maiores, preço final maior também.

Teve uma época em que fiz muitas tees em algodão de fio egipcio, básicas , justinhas, sem manga, manga curta e longa. maravilhosas para usar por baixo de pulls, blasers, no inverno. E sempre faço , assim que chegar, vou fazer um post. quer saber mais??/ Me pergunte que vou atrás da resposta.

Deixe uma resposta