Seda, um luxo na fabricação, e no uso!

No último post, uma das curiosidades que contei da marca, é que as primeiras peças confeccionadas, foram de seda pura. Um luxo que eu queria agregar, às marcas que eu trabalhava em minha primeira loja. As peças mais vendidas? pareô, que fiz e refaço sempre , adoro transpasses, e tshirts em seda, que enriquecem , qualquer look .Então, recebi muitas mensagens , por que não volto à trabalhar com seda. Eita,resposta difícil!!!!Custos, demanda, fornecedores, me levaram para outros tecidos.

Mas tenho recebido muitos pedidos nesse sentido, então vamos trabalhar pouco à pouco.

Nessa coleção, que antecede ao inverno, teremos uma pequena coleção de seda com algodão, para introduzir , novos materiais aos nossos modelos, e mais tarde a seda pura.

Como tudo que faço , gosto da história e das particularidades, resolvi fazer um apadinho da história da seda, e da sua fabricação, que é muito especial realmente.

Tivemos um post, onde pudemos falar sobre tecidos diversos, que podem ser naturais ou sintéticos. A seda faz parte dos naturais, obviamente.

Acho que todos sabemos, mas acho bem legal relembrar , que o fio da seda, é fabricado à partir do casulo de uma mariposa, bicho da seda da amoreira .É um tecido super antigo, diz a lenda que uma imperatriz chinesa Hsi-Ling-Shi tomando seu chá fumegante, caiu em sua xícara um casulo, e quando retirado perceberam os fios se soltando, e nasceu assim a seda, isso há milhares de anos atrás, mas a fabricação da seda se faz exatamente do cozimento do casulo, que solta um fio que não pode se quebrar, pois o tecido seria de segunda qualidade.

Os chineses foram por muito tempo os únicos à fabricar seda, os ovos das mariposas e as sementes da amoreiras, foram proibidas, de serem comercializadas, pelo governo chinês, que punia os traficantes com a morte.

Os europeus desvendaram o segredo da seda no ano 552, quando o imperador Justiniano enviou monges à China , para espionar o processo, e troxeram sementes e casulos em bordões de bambu.

No BRASIL-A produção de seda demorou por aqui, Portugal tinha um acordo, e obrigava o Brasil comprasse tecidos da Inglaterra.As primeiras mudas plantadas de amoreira foram plantadas em Minas Gerais, por volta dos anos 1780.

Hoje , fazemos o melhor fio do mundo, mas ficam menos que 10% do fios fabricados para a produção interna. Somos o 4 ou 5 produtor de seda no mundo.

O luxo de usar a seda, passa pelo luxo da sua produção, que é ainda muito artesanal, apesar dos maquinários modernos, o bicho da seda, que vive da folha da amoreira, faz a maior parte do trabalho, e sendo sacrificado no final, pois o casulo onde deposita sua larva e que sairia como borboleta, são cozidos, antes dela sair, pois se o casulo rompido, o fio se rompe , não sendo possível um tecido de primeira qualidade. Apesar dos pesares, a cultura da amoreira não agride o solo e não necessita de pesticidas ,para o bem do meio ambiente, sendo super prejudicada quando na vizinhança dessas produções exist euma lavoura de soja, que recebe muitos agrotóxicos, por ex.

Confeccionar a seda também exige muitos cuidados, o corte deve ser com poucas peças, pois é um tecido escorregadio, e uma escorregada errada, e lá se vai o trabalho de se chegar à uma boa modelagem, para o espaço. a peça pode entortar, e apresentar defeitos. Na costura, também todo o cuidado é pouco. Você sabia que até a agulha da má quina precisa ter a ponta em forma de bola para não fazer grandes buracos ao costurar e puxar os fios no ir e vir dos movimentos.

Gente , com todas essas características e especificidades, o custo vai subindo, por isso a seda chega ao consumidor com preços altos Mas ter uma camisa, uma tshirt , ou uma peça qualquer em seda, faz um look enriquecer, sem falar na delícia do toque do tecido no corpo. Bora trabalhar para ter essa seda na coleção, com qualidade e preço justo!!!

.

Deixe uma resposta