Daisy Gouveia

Arroz de Palma- Francisco Azevedo - Ed record

Arroz de Palma- Francisco Azevedo - Ed record
Dados do autor-
Francisco José Allonso Vellozo Azevedo
Nasceu no rio de janeiro 1951
Formou-se um direito e seguiu carreira diplomática, morou em NY, Washington e Buenos Aires.
Embora sempre tenha escrito poesia e teatro, com prêmio aos 17 anos da OEA, Organização dos Estados Americanos, publicou seu primeiro livro aos 57 anos/ Arroz de Palma ( 2008) traduzido para 13 idiomas.
Outras obras-
Doce Gabito
Os novos moradores
A roupa do corpo

Arroz de Palma- Francisco Azevedo- Ed Record

A narrativa começa em 1908 com o casamento de Custódio Maria Romana em Viana do Castelo, norte de Portugal. Palma, irmã de Custódio, quer presentear o casal, mas seu dinheiro não contempla um presente que gostaria de ofertara ou que achasse que estivesse à altura do seu amor pelo casal, então colhe os 12kg de arroz jogados nos noivos, como símbolo de amor.
 Custódio implica com o presente, se ofende, ignora o receber, mas sua mulher olha o gesto de amor e acolhe com alegria.
O narrador é Antônio, filho mais velho do casal, que aos 88 anos, nos conta trajetória de 4 gerações ao longo de 100anos, quando prepara a comemoração de 100 anos de casamento de seus pais.
A frase inesquecível e célebre que persiste em toda a história “família é um prato difícil de preparar” retrata cada uma das famílias, com seus desentendimentos, que necessitam de paciência, tempo e aceitação dos gostos amargos e dissabores das relações.
 A escrita de Francisco é poesia em prosa, fluida e suave. No mesmo capítulo você chora e sorri.  Nossa identificação com os personagens e os familiares é instantânea e surpreendente. podemos ser ou ter convivido com um dos personagens, todos muito bem construídos.
Família é um universo que vale à pena ser vivido. Uma leitura que não termina na última linha, mas nos acompanha por dias ou até semanas.
Daisy Gouveia
Daisy Gouveia
21 de janeiro de 2026
Compartilhe

Deixe seu comentário

X-Painel de Controle