A elegância do ouriço/ Muriel Barbery- Companhia das Letras
A elegãncia do ouriço, lançado em 2006, é o segundo romance de Muriel.
O livro tem como cenário um edifício luxuoso em Paris.
A narrativa se concentra em 2 personagens, Renné Mechel, a concierge (Zeladora) do prédio. Renné tem 54 anos e se disfarça numa aparência medíocre, sem cultura, esperada para sua colocação , pelos moradores ricos. Na realidade é autodidata, apaixixonada por filosofia, literatura russa e arte.
A outra personagem é Paloma Josse, de 12 anos, moradora do edifício , filha de uma família rica. A menina é superdotada, desiludida com a hipocrisia e futilidade à sua volta e pretende se suicidadr no seu aniversário de 13 anos. Registra seus dias em 2 diferentes textos "Pensamentos profundos " e "Diários do movimento do mundo".
Com a chegada de Kakuro Ozu, um senhor japonês, culto e rico que percebe a Renné que o prédio não conhece ea aproximação de Paloma , Renné vivencia momentos de amizade intensos.
A escrita de Muriel não é fácil, as citações filosóficas trazem dificuldades para leitores menos acostumados ao tema , como eu.
A autora faz uma crítica social bem humorada, que vai nos envolvendo pouco à pouco.
O título faz referência ao animal que se protege do mundo exterior numa carapaça de espinhos, a elegância representa o eu verdadeiro, culto, sofisticadoe sensível de Renné.
A evolução da amizade dos personagens emociona e há muito tempo não chorava muito num livro . Foi uma leitura que abandonei no ano passado , mas relendo e dando a chance para leitura a autora me conquistou com seus personagens tão bem construídos.
Daisy Gouveia
20 de outubro de 2025
Deixe seu comentário