O pacto da água conta a sga de uma família que sofre de uma maldição, "condição" , onde em cada geração , uma pessoa morre afogada. Ahistória é contada numa linha do tempo, de 1900 à 1977.
A cidade é Kerala , na ìndia, que é rodeada por rios o que para a condição da família , naõ era muito propícia.
Nesse ano de 1900, uma menina chega a cidade para se casar com um viúvode 40 anos, com um filho de 2 anos ,
O inìcio assusta, pois nos faz imaginar que a criança seria forçada ao casamento e sofreria muito, mas ela chega numa família que a aolhe e respeita, e o noivo espera que ela cresça e se torne mulher para concretizar o casamento.O casamento é feliz.
A menina se torna a matriarca da família com os anos,conquistando o respeito e admiração de todos na região,,com todo drama vivido qm cada perda.
A história se desenrola numa ìndia dominada pelos ingleses, com tradições e divisões sociais de castas , onde amigos de infãncia não podem es tar nas mesmas escolas ou lugares.
O autor sendo mèdico, traz para a narrativa elementos da medicina, personagens médicos e descrição de doenças , que podem em certos trechos , trazerem uma leitura mais lenta menos envolvente , para alguns leitores.
Através de capítulos alternados em locais e épocas diferentes, o autor costura todas as pontas , unindo personagens num final surpreendente.
Gostei muito da leitura, fica adida.
lembrando que é longo, 620 páginas, o que acarretará uma companhia de pelo memos uma quinzena.
#pactodaagua #livro #abthamverghese #resenhadolivro 3dicadelivro

Daisy Gouveia
25 de abril de 2025
Deixe seu comentário