Quando eu era velha/ Fernanda Pompeu editora Labrador
Esse é o terceiro e mais recente lançamento de Fernanda. Um romance. O título já nos enche de curiosidade, e nos traz a ideia de quanto é ambíguo o envelhecimento.
Fernanda nos apresenta Olívia, sua protagonista, uma jornalista aposentada que recebe um convite para escrever um livro sobre envelhecimento , de uma editora amiga e vislumbra a possibilidade de ter uma obra sua publicada pela primeira vez.
Num tempo onde vivemos, onde os velhos vem se tornando muitos, o tema que invade redes sociais e se torna curiosidade nacional, para nao dizer mundial, nao tem como não dar certo,!
Visitando suas memórias, e seu próprio envelhecimento ,notado no espelho e nas dores , pesquisas e entrevistas com os tais senhores da idade avançada, Olívia percebe a diversidade no envelhecer, alguns se reinventando e outros esperando fim , com resignação.
Destaco um trecho que reflete essa ambivalência - ' As velhas e os velhos, no meu livro, dizem ora com alegria, ora com raiva: Estamos vivos! E tudo é possível para quem ainda nao está morto."
O livro fica pronto e Olívia se apropria de sua escrita de tal forma, que não quer qualquer interferência que é proposta pela editora, mesmo antes da leitura e resolve publicar independentemente.
A leitura do livro nos faz refletir sobre cada personagem e sua história destacada por Olívia e sobretudo o envelhecer.
O livro é para o leitor jovem , o velho que se acha jovem e o velho que se rendeu a velhice! O envelhecer da cada um. Uma reflexão essencial para qualquer fase.
#labrador #quandoeueravelha #lançamento
Daisy Gouveia
22 de setembro de 2025
Deixe seu comentário