Daisy Gouveia

Pachinko / Min Jin Lee /editora intrinseca

Pachinko / Min Jin Lee /editora intrinseca
Pachinko/Min jin Lee
Editora intrínseca


É sobre a saga de uma família coreana que é narrada por quatro gerações.
A história inicia no começo do secXX e se estende por quase 100 anos.
A narrativa traz as complexidades e desafios da imigração em um país que nunca aceita os estrangeiros,  os marginalizando e 
estigmatizando.

Sunja , a protagonistaé amada e muito desejada pelos pais, nasce depois muitas tentativas sem sucesso do casal. Na juventude se apaixona e engravida de Honsu, um homem poderoso e rico, que para sua surpresa não pode casar com ela pois é casado no Japão.
Se desespera por estar destinada a ser afastada da sociedade, que é patriarcal e não aceita uma mulher com filho sem marido,a situação muda  quando um pastr chega na pensão muito doente e é tratado e curado por ela e sua mãe. O pastor ouve sua hitória, sem querer, e propõe casamento para salvá-la de seu destino.
Sunja e Isak , seu marido, viajam para o Japão onde o irmão do pastor parece estar estabelecido e tem uma colocação para o pastor numa igreja. Dificuldades são muitas, uma luta para sobrevivência, preconceitos sofridos por serem imigrantes zainichi- coreanos que vivem no Japão.
Min, nos entrega personagens bem construídos e complexos. Retrata um povo com muito dignidade , resiliência e honra, que quer que seus filhos tenham uma vida melhor em cada geração.

Pachinko é uma obra emocionante e de grande importãncia histórica.
Ganhou adaptação em 2022 na série da Apple Tv, com 2 temporadas , que espera uma terceira.

O livro tem uma narrativa linear , já a série alterna passado e futuro e não é fidedigna a obra escrita,.mas vale assistir.

Leia o livro antes de assistir para que sua imaginação construa o ambiente e personagens  e não os receba construídos pela tela.

Excelente leitura!

 
Daisy Gouveia
Daisy Gouveia
25 de setembro de 2025
Compartilhe

Deixe seu comentário

X-Painel de Controle