Daisy Gouveia

A leitura está na moda? por Daisy Gouveia

A leitura está na moda? por Daisy Gouveia
 A leitura está na moda? A leitura como hábito ou acessório?

De personagens de novela à clubes de leitura de marcas de roupas de luxo.
Quando a ficção se rende a realidade e tem efeito como lista imprescindível de leitura. Quantas indicações pipocam na sua tela e trazem a senasação que não lemos tanto como imaginamos. A lista infinita pode trazer ansiedade e desconforto, uma sensação de falta. Cuidado! Lembre-se que a leitura de qualidade transcende a quantidade.

Um personagem icõnico como Odete Roitman, em Vale Tudo, remake da Globo, aparece numa cena com um livro e a obra esgota imediatamente das prateleiras, o que pode nos fazer pensar?
Foi o caso de "O perigo de ser lúcida" , de Rosa Montero, escritora contemporãnea espanhola, que nos visitou recentemente na FLIP.

Não é de agora que indicações e comentários em novelas trazem indicações de obras literárias. A Novela Bom Sucesso, também da Globo, trazia Antonio Fagundes , com um personagem , onde era um editor de livros, que falava de muitas obras com sua neta e cuidadora.

Adaptações de livros para telas também aguçam a curiosidade de leitores e expectadores, para literatura. Acontece do livro chamar atenção para o filme . como o filme chamar atenção para o livro.

Não é novidade para ninguém , que os clubes de leitura tem se multiplicado trazendo mais pessoas para o universo da leitura. Mas o que nos surpreende , de forma boa são clubes de leitura nas marcas de luxo.

GUCCI, MIU MIU, CHANEL e DIOR. organizam encontros presenciais e online para debater livros mensalmente. 

Gucci, Book Club - une moda e literatura contemporânea através de autores convidados.

Miu Miu - Womens Tales Book Club -reune escritores , atrizes, celebridades, para discutir obras de autoria feminina, reforçando a expressão da mulher.

Chanel -Le CIrcle Privé-in the libray - encontros intimistas onde atrizes trazem seu livros favoritos.

The Dior Book Tote Club - une a literatura ao comercial , trazendo uma sacola milionária como objeto de desejo.

É óbvio que existe interesse comercial , mas também o incentivo ao universo literário.

O que as marcas esperam-
1-A leitura agregando um valor de sofisticação e profundidade em torno da marca
2-Desenvolver o hábito de leitura
3-Envolver o público com eventos exclusivos
4-Posicionar a marca como apoiadora de cultura

O lado bom é a democratização da leitura, não interessa onde e como iniciou o despertar pela literatura, mas como foi incorporada.

Um leitor que começa por vaidade, estilo,pode se tornar um leitor apaixonado! Toda maneira de incentivo a leitura , vale a pena.


 
Daisy Gouveia
Daisy Gouveia
2 de outubro de 2025
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