Daisy Gouveia

Vento de Setembro / Tony Bellotto - Companhia das letras

Vento de Setembro / Tony Bellotto - Companhia das letras
Vento em Setembro / Tony Bellotto -Companhia das letras.

A obra foi ganhadora do Prêmio Jabuti de 2025, na categoria de romance literário. É um thriller policial, um gênero que já havia consagrado o autor. Tony, aborda temas, como desejo, culpa, relações familiares complexas e traumáticas e busca de identidade.
 A narrativa se desenrola em tempos e espaços distintos, criando um mistério que vai se desenvolvendo, parte em Assis, interior de São Paulo, década de 1970, onde Máximo Leonel, milionário da soja, organiza uma festa orgia para seu filho mais novo se desvirginar. Tudo dá errado, quando o rapaz desaparece e segredos e traumas familiares começam a transparecer. Neste espaço e tempo, Bellotto contextualiza com fatos históricos, perseguição e repressão política da ditadura militar.
Em contraponto, em dias atuais, em Ouro preto, o jornalista Davi, nosso narrador, autor do livro sobre O Aleijadinho, é surpreendido com pichações em locais históricos com a frase “Deus está morto” e com ligações de capítulos de sua obra, e o desparecimento do filho do fazendeiro, ocorrido há mais de 50 anos.
A busca pelo mistério, traz muitos personagens, que viajam por diversos cenários diferentes.
Tony tem uma escrita envolvente e muito acessível, prende o leitor do começo ao fim, sem querer largar até o desvendar da história. Adorei. A leitura que estava precisando fazer.
 
Daisy Gouveia
Daisy Gouveia
3 de novembro de 2025
Compartilhe

Deixe seu comentário

X-Painel de Controle