Os perigos do imperador- Ruy Castro -Companhia das Letras
Ruy castro com sua habilidade de biógrafo e cronista insere ficção numa história real.
O ano era 1876 e D, Pedro II é convidado a participar do centenário da Independência americana e realiza uma viagem grandiosa ao EUA.
É acompanhado pelo jornalista James O’ Kell designado pelo jornal onde é correspondente a fazer a reportagem sobre a visita do primeiro monarca reinante de um país estrangeiro a visitar os EUA.
Para isso, é enviado ao Brasil semanas antes da partida do imperador, onde colhe conteúdo para seus artigos no ambiente de D Pedro II, seus súditos e povo. James tem uma ótima impressão do monarca que anda sem segurança pelas ruas, se interessa pela população e tem muita vontade de conhecer o país americano em sua totalidade, curioso, se mostra sempre mais inquisidor que entrevistado.
O autor nos entrega um Imperador humanizado e popular.
Um plano de assassinar o imperador por um grupo de republicanos em solo americano, para facilitar a Proclamação da República no Brasil é arquitetado e parte do grupo viaja junto com a comitiva para estar ciente de cada passo do monarca no país. Quem fica em seu lugar no Brasil é a princesa Isabel, e seu marido, nada bem visto pelo povo e pelos republicanos.
O’Kelly acompanha a viagem toada sempre enviando suas notícias para serem publicadas muito esperadas pelo jornal.
A narrativa nos prende com suspense e reviravoltas divertidas em desentendimentos amorosos e indecorosos concluídos em desafios, duelos sempre desconstruídos com humor característico do autor.
Uma leitura que nos aproxima da nossa história de forma próxima, quase íntima aguçando nossa curiosidade para nos aprofundarmos no que é ficção e realidade.
Daisy Gouveia
16 de fevereiro de 2026
Deixe seu comentário