Flor de formosura é como é chamada nossa prtagonista, em um dos momentos mais felizes de sua vida.
Momentos felizes? Muito poucos, como esse, Vitória experimenta ao longo da sua vida..
Vitória é vítima de um pai abusivo na infância e esses abusos se repetem, na sua trajetória, com estranhos que se aproveitam da necessidade de sua sobrevivência e vulnerabilidade.
O autor , juiz da infância e juventude, nos conta através de sua experência e vivência a história de uma menina que tem sua infância roubada por traumas impensáveis.
É apartada dos livros, que é sua paixão de menina, e vive uma realidade de trabalho e escravidão infantil.
Sua vida é marcada por violência e situações dramáticas que permitem apenas sua sobrevivência, e que a levam sempre a fugas e insucessos recorrentes.
Temas importantes como desigualdade social, escravidão, abuso morall e sexual, são abordados no livro.
A história de Vitória ,como a de outras Vitórias, escondidas e desprotegidas da lei em lugarejos onde o acesso é difícil, traz o sofrimento dessas meninas abusadas sexualmente desde cedo e ignoradas pela comunidade onde vivem, que fazem vista grossa, como se atos como esse fossem naturais.
Newton escreve de uma forma bem realista e nos traz uma narrativa que além de um romance emocionante é uma denúncia ao descaso da sociedade diante de vidas maltratadas e que caminham na invisibilidade de nosso amparo.
Uma leitura necessária e envolvente por tratar de temas importantes que trazem reflexão e que nos prende nessa trajetória onde torcemos o tempo todo pela superação de Vitória.
O livro é lançamento e está disponível na @amazon.
Daisy Gouveia
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Deixe seu comentário